• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

dormir copy copy copy copySe você quer uma boa desculpa para passar mais tempo na cama, aqui está: dormir menos de seis horas por dia aumenta risco de acidente vascular cerebral (AVC). Essa é a conclusão de um estudo da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Os dados são do jornal Daily Mail.



Os cientistas avaliaram mais de 5 mil voluntários, entre 45 anos e idade de aposentadoria, durante três anos. Aqueles que dormem menos de seis horas apresentaram maior probabilidade de apresentar sintomas como dormência ou fraqueza de um lado do corpo, tontura, perda da visão ou incapacidade súbita de se expressar verbalmente ou por escrito. O impacto continuou mesmo quando se levou em conta idade, peso e outros fatores de risco conhecidos, como pressão arterial alta.



“Muitas pessoas podem ter esses sintomas e não reconhecê-los como precursores do AVC e talvez nem sequer os mencionar ao médico”, afirma a pesquisadora Virginia Howard. “Hábitos de sono podem agravar o potencial para esses sintomas, que são internacionalmente reconhecidos por colocar as pessoas em risco grande de acidente vascular cerebral subsequente”, completa.



A equipe pretende acompanhar os participantes por mais alguns anos. O objetivo é avaliar as taxas da doença e números relacionados à detecção precoce do risco.




Ponto a Ponto ideias