Profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estarão em Teresina nos próximos dias 12 e 13 de junho, para realizar um treinamento sobre a RDC nº 11/2011, aprovada em março de 2011, que trata dos novos controles referentes à substância e medicamento Talidomida. Ela vai garantir maior rigor na prescrição e dispensação desse tipo de medicamento. A capacitação será realizada no Diferencial Buffet, a partir das 8:00h.
O treinamento é uma realização da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado e vai capacitar os profissionais de saúde (farmacêuticos, médicos, enfermeiros, dentre outros) e fiscais das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, com o objetivo de controlar e fiscalizar o consumo da substância, evitando o nascimento de crianças vítimas do uso incorreto do remédio por gestantes.
A publicação da nova resolução, que passou a vigorar em junho de 2011, tem como objetivo promover o uso racional de um medicamento que possui graves efeitos colaterais. O maior controle do medicamento é devido às conseqüências causadas em mulheres gestantes, levando à má formação nos braços e pernas dos bebês, entre outros tipos de deficiência física.
O treinamento deve reunir cerca de 250 profissionais da área. As inscrições estão abertas ainda para os profissionais de instituições de saúde que fazem a prescrição e dispensação do medicamento Talidomida (hospitais públicos e privados, assistência farmacêutica estadual e municipal, diretores e superintendentes da SESAPI, membros do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho de Secretários Municipais, sindicatos de medicina, farmácia e enfermagem, bem como as associações dessas áreas).
Sesapi