O Programa Saúde na Escola (PSE) deu início sábado, 26, o Mutirão de Oftalmologia, com a presença do vice-prefeito Oscar Procópio que representou o prefeito Joel Rodrigues, o secretário de educação professor Jardel Viana, a secretária de saúde representada pela diretora de atenção básica do município enfermeira Gorete Pereira, o coordenador do PSE Márcio Trindade, a coordenadora do Programa de Educação Inclusiva Ir. Raimunda Paiva, professores, acadêmicos da Universidade Estadual e da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (Faesf), alunos e respectivos pais.
O evento foi realizado na escola Padre Pedro Barroso no bairro Planalto Sambaíba. Ao todo 100 crianças e adolescentes com idade entre 4 a 19 anos, de 23 escolas da rede municipal com dificuldade de enxergar, serão beneficiadas com exames de vista gratuitamente. Antes eles passaram por uma triagem na escola, tendo sido submetidos ao teste de acuidade visual.
Na solenidade o secretário de educação professor Jardel Viana falou sobre o mutirão, ressaltando que essa ação é muito importante porque visa minimizar os problemas da visão das crianças e ajudar no desenvolvimento da formação humana e social dos estudantes. “Estamos empreendendo todos os esforços para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da melhor maneira possível”, disse o secretário.
O vice-prefeito Oscar Procópio falou sobre a importância do mutirão, destacando a integração entre a saúde e a educação nesse projeto. “É uma ação de extrema importância para melhorar a qualidade de vida dos nossos alunos e o rendimento deles em sala de aula”, disse Oscar Procópio.
Programa Saúde na Escola (PSE) foi implantado em Floriano em julho de 2010, e é resultado de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação. Tem como objetivo reforçar a prevenção à saúde dos alunos e construir uma cultura de paz nas escolas, promovendo a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos. Constitui estratégia para integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de Saúde da Família e da Educação Básica.
SECOM