• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Acontece neste sábado, 19, na área de lazer da Ponte Estaiada, uma manhã de atividades realizadas pelo Banco de Leite da Maternidade Evangelina Rosa- MDER para apoiar a criação do “Dia Mundial de Leite Humano”. A partir das 7:00h, a equipe do Banco de Leite estará realizando atividades físicas, entregando panfletos e prestando orientações à população acerca da doação de leite humano. No final, haverá um café da manhã de confraternização.


O movimento em Teresina faz parte de uma mobilização entre países Ibero-americanos, envolvendo estados e municípios brasileiros, para instituir a data em 19 de maio como o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. No Brasil, os Bancos de Leite Humano estão em mobilização pela mudança da data do “Dia Nacional de Doação de Leite Humano” e criação do “Dia Mundial de Doação de Leite Humano” e, por isso, estão programando eventos em seus municípios e estados, para divulgar na sociedade a importância da doação de leite humano.


A campanha traz como tema “Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece!”. O evento tem apoio institucional da Rede FIOCRUZ, do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.  “Pretendemos sensibilizar a comunidade, e em especial as mães que amamentam, sobre a importância do aleitamento materno e a doação do leite excedente”, destaca a coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Vanessa Paz.


O evento também tem como proposta reforçar a campanha “Faça Parte do Clube 2 x mãe” lançada em janeiro deste ano pelo diretor da Maternidade, Francisco Martins. Atualmente, cerca de 80 bebês prematuros que nasceram na MDER precisam da doação de leite humano para sobreviver.


A Maternidade Dona Evangelina Rosa-MDER possui o título “Hospital Amigo da Criança” oferecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através do UNICEF. Entre os critérios para a concessão deste título, está o incentivo ao aleitamento materno.




Sesapi