• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

metasO secretário interino de Saúde, João Batista Cavalcante, e os superintendentes de assistência e atenção a saúde da Sesapi, Ernani Maia e Cristiane Moura Fé participaram, durante toda a manhã desta segunda-feira, 14, de reunião de monitoramento com o governador Wilson Martins no Palácio de Karnak. Além da Sesapi, participam ainda Gestores da Sasc, Seid, Setre, Cojuv, Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

 

A equipe da Sesapi fez um balanço das metas que já foram cumpridas e das que ainda estão em fase de execução. Cristiane Moura Fé falou das ações que envolvem a atenção básica. Foram vários os avanços, principalmente na área laboratorial. O Laboratório Central do Piauí, por exemplo, entregou à população importantes serviços, como a realização de exame que quantifica a carga viral da hepatite B, estudos microbiológicos para detectar microrganismos contaminantes em alimentos e produtos destinados ao consumo humano, além dos testes de paternidade.

 

“Nosso laboratório para testes de paternidade já está em pleno funcionamento e realiza, por dia, cerca de 90 exames”, disse Cristiane. A superintendente anunciou ainda a conclusão do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Picos e a compra de cinco mamógrafos. “Sem falar na implantação da Rede de Atenção Psicossocial que vai otimizar o atendimento às pessoas que precisam desse tipo de serviço”, afirmou.

 

O médico Ernani Maia, superintendente de assistência à saúde, destacou a futura implantação do sistema de informatização de gestão hospitalar nos hospitais Getúlio Vargas, Lucídio Portela, Maternidade Evangelina Rosa e Justino Luz, em Picos; implantação do sistema de telecardiologia nos hospitais regionais e estaduais e, ainda, do transporte sanitário de pacientes.

 

“A telecardiologia é um instrumento que pode auxiliar na atenção cardiovascular, principalmente em municípios distantes, diminuindo assim a transferência de pacientes para a capital. Já o transporte sanitário visa transportar os usuários para outros municípios quando estes possuem consulta agendada. Esses dois serviços são considerados de excelência no estado de Minas Gerais”, disse Ernani Maia.

 

O superintendente afirmou ainda que será ampliado para as cidades de Esperantina e Corrente o serviço de ortopedia, que já funciona nos hospitais de Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Floriano, Parnaíba e Picos e tem como objetivo realizar atendimentos na área ortopédica, inclusive cirúrgico, diminuindo assim a transferência de pacientes para a capital. Ainda na área hospitalar, Ernani Maia informou ao governador que está em fase final a reforma do hospital de Corrente. “Em aproximadamente 30 dias poderemos inaugurar aquela bela obra, cujos serviços já são referência para o sul do estado e parte da Bahia”, destacou.

 

O secretário de saúde, João Batista Cavalcante, afirmou que até junho novas Unidades Básicas Avançadas de Saúde (UBAS) estarão sendo inauguradas. As UBAS contam com consultórios médicos e odontológicos, salas de enfermagem, recepção com espaço amplo, farmácia, sala de educação em saúde, sala de vacinação e nebulização, sala de pré-parto/parto/pós-parto, além de leitos de observação masculina e feminina.

 

Sesapi