• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

cegonhaO coordenador da IV Regional de Saúde do Piauí, Vinícius Oliveira participou nessa quinta-feira, 10, das discussões de estratégias para implantação da Rede Cegonha no Território entre Rios. O encontro que aconteceu no auditório da IV CRS, contou com a participação da coordenadora de epidemias da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amarilis Borba; diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da SESAPI, Telmo Mesquita e secretários de Saúde de vários municípios.

 

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS), operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal; transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto entre outras ações.

 

De acordo com Vinícius Oliveira, coordenador da IV Regional de Saúde o evento é um momento rico e importante, para compartilhar dificuldades e pensar em estratégias de atuação “A implantação da Rede Cegonha é um grande passo para a saúde do município, pois dará suporte no acompanhamento de gestantes em todas as fases da gravidez e de bebês nos dois primeiros anos de vida, com foco na redução da mortalidade materno-infantil. E esse encontro é fundamental para esclarecer dúvidas sobre o projeto e buscar apoio necessário para a execução das metas dentro dos prazos preconizados pelo Ministério da Saúde”, disse Vinícius.

 

Segundo Leopoldina Cipriano, coordenadora do Colegiado entre Rios,  nesta sexta-feira, 11 de maio, o Plano de Ação da Rede Cegonha, que apresenta informações de funcionamento no município, bem como quantitativo de gestantes, serviços a oferecer, logística e orçamento vai ser apresentado para a Comissão Intergestores Bipartite(CIB).

 

 

Sesapi