• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) realizará neste sábado, 5, uma campanha nacional contra a hanseníase, conhecida popularmente como lepra. O atendimento será gratuito à população em 70 postos de saúde de 21 Estados do País, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde)

 

Além de diagnosticar os casos para evitar lesões permanentes, o evento pretende sensibilizar os profissionais da área de saúde e lutar contra a discriminação que as os doentes sofrem.

 

Apesar de ter cura, a hanseníase ainda é considerada um desafio para a saúde no Brasil. Em 2011, foram identificados 35 mil novos casos no País, segundo o Ministério da Saúde. A médica Marilda Milanez, coordenadora geral da campanha ressalta a importância da iniciativa.

 

— A campanha promovida pela SBD reforça o empenho dos dermatologistas na luta contra a hanseníase, que é uma doença negligenciada.

 

A hanseníase é uma doença crônica infecciosa que afeta principalmente a pele e os nervos e, quando não é tratada, pode provocar sérias lesões. Mas, quando tratada no início, o paciente não corre o risco de transmiti-la durante a medicação.


R7