
Pesquisadores do departamento de Nutrição, liderados por Emily Hu, revisaram quatro estudos recentes envolvendo mais de 352 mil pessoas da China, Estados Unidos e Austrália com idades entre quatro e 22 anos. Aqueles que comiam mais arroz — de três a quatro porções por dia — tinham 1,5 mais chance de desenvolver diabetes do que aqueles que comiam a menor quantidade de arroz.
Além disso, para cada porção grande do alimento a mais que uma pessoa consumia por dia, o risco de diabetes crescia 10%. A relação era mais forte para pessoas asiáticas, que comem mais arroz por dia do que em países ocidentais.
O arroz branco tem um alto índice glicêmico, o que significa que ele pode causar picos no nível de açúcar no sangue. Pesquisas anteriores já haviam relacionado alimentos de alto índice glicêmico com o aumento do risco de diabetes tipo 2.
Esse diabetes ocorre quando a produção de insulina, responsável por quebrar as moléculas de açúcar no sangue, é insuficiente, ou quando a insulina produzida não funciona corretamente. Ocorre então um acúmulo de açúcar no corpo.
Para evitar o problema, especialistas recomendam fugir dos carboidratos refinados, como arroz branco, pães comuns e massas, e apostar em grãos integrais.
R7