Floriano conta com novos profissionais em saúde na área da oftalmologia. Acabam de se instalar a Dra. Juliana Maria Lopes Bucar que é formada pela Universidade Federal do Piauí, turma de 2007/1, tem residência médica em oftalmologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e subespecialzação felloeship em retina e vítreo também pela UFPI, turma 2011, bem como, fez aperfeiçoamento em oftalmologia e doenças da retina no Hospital Lozano Blesa, Espanha, no ano de 2011, já o doutor Walter Bucar Barjud é formado pela Universidade Federal do Piauí, turma de 2002/2, fez residência médica em oftalmologia pela UFPI, turma de 2010, tem subespecilaização em fellowship em cirurgia de catarata pela Universidade Federal do Piauí e ainda aperfeiçoou-se em oftalmologia e cirurgia de catarata no Hospital Lozano Blesa, também na Espanha no ano passado.
Numa entrevista ao piauinoticias.com o profissional em saúde da visão respondeu algumas indagações e começou questionando sobre a implantação do Hospital de Olhos, projeto que começa a ser trabalhado.
PN - Como nasceu a ideia de implantar um Hospital de Olhos em Floriano?
Dr. Walter – Desde que saí de Floriano para estudar, sempre tive vontade de voltar e trabalhar na minha cidade. Para a realização de exames e cirurgias oftalmológicas modernas, necessitamos de estrutura hospitalar exclusiva para oftalmologia e equipamentos com alta tecnologia. Um hospital especializado é o ideal.
PN- Além do senhor, terão outros oftalmologistas no Hospital de Olhos Bucar?
Dr. Walter – Somos uma equipe. Sou especialista em cirurgia de catarata pela Universidade Federal do Piauí, com aperfeiçoamento na Espanha. A Dra. Julianna Bucar, minha esposa, é especialista em Retina pela Universidade Federal e também tem aperfeiçoamento internacional na Espanha. Completando a equipe, temos mais dois oftalmologistas e um anestesista.
PN- Como foi esse aperfeiçoamento internacional?
Dr. Walter - Eu e Julianna trabalhamos no Hospital Lozano Blesa, em Zaragoza, Espanha, supervisionados por Dr. Cristóbal Bescós, presidente da Sociedade Espanhola de Catarata. Aprendemos modernas técnicas de exames e cirurgias que vão nos auxiliar muito à desempenhar uma oftalmologia de primeiro mundo. Algumas das quais, poucos realizam no Brasil.
PN- Quando o Hospital de Olhos Bucar vai estar funcionando?
Dr. Walter – Estaremos funcionando plenamente a partir de Julho. Atendendo de Segunda a Sábado, a partir de 7:00h. Por enquanto, estamos atendendo na Clínica da Dra. Eridê que fica num trecho da Rua São João, centro.
No final da entrevista o Dr. Walter fez ainda declarações afirmando, “Floriano e o Centro-sul do Piauí realmente estão precisando de profissionais especializados em oftalmologia. Com certeza a população será beneficiada em poder fazer um tratamento moderno sem viajar à Teresina”.
Da redação
IMAGENS: arquivo pessoal