O estudo indica que as vantagens de tipos específicos de medicação vão muito além de um simples relaxamento. As descobertas sugerem que a meditação pode ter uma longa influência na cognição humana, incluindo sentimentos e emoções.
A pesquisadora estudou a influência de diferentes tipos de técnicas de meditação em dois ingredientes principais de criatividade: os estilos de pensar convergentes e divergentes.
O pensamento divergente permite que muitas ideias sejam ser relacionadas a um objeto, como uma caneta, por exemplo. Já o pensamento convergente, por outro lado, usa várias palavras para se chegar a uma ideia.
Colzato usa diferentes tipos de pensamentos para ver qual técnica de meditação influencia mais as atividades criativas. As técnicas analisadas foram divididas em meditação aberta e meditação focada.
A partir dessas análises, o estudo demonstrou que nem todas as formas de meditação têm o mesmo efeito na criatividade. Ela observou que depois de fazer uma meditação aberta, os voluntários do estudo seguiram mais a linha de pensamentos divergentes e geraram mais ideias novas do que antes.
Ao passo que a meditação focada não mostrou efeito significativo no pensamento convergente proposto para resolver um problema.
G1