O projeto “Promoção da Saúde Itinerante”, idealizado pela IV Regional de Saúde, com sede em Teresina, foi apresentado durante o 5º Congresso Latino Americano de Promoção da Saúde e Educação em Saúde, na Cidade do México, pelo coordenador da IV Regional, Vinícius Oliveira.
Durante o evento houve troca de experiências e estabelecimento de parcerias com outros países, a exemplo da Espanha e dos Estados Unidos. O projeto apresentado conta com total apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
“Foi um importante momento para a nossa saúde pública. Tivemos a oportunidade de apresentar o nosso projeto e conhecer outras ideias. Do Piauí foi uma comitiva com oito profissionais. A expectativa agora é para o próximo Congresso, que acontecerá na Tailândia”, disse Vinícius.
O projeto prevê uma reorganização da saúde na maior regional, que compreende Teresina, e uma reavaliação das necessidades sociais da população dos 31 municípios que compõem a regional. O trabalho é desempenhado por profissionais de saúde e técnicos de quatro laboratórios (malária e doença de Chagas, dengue, esquistossomose e entomologia).
Além disso, a ideia é implementar políticas estaduais de promoção da saúde a nível regional, aconselhar a organização dos serviços de saúde nas regiões, coordenar e monitorar as atividades e fomentar as relações com a Estratégia Saúde da Família dos municípios.
“As atividades começaram em 2011 em escolas públicas e eventos organizados pelos departamentos de saúde locais, tendo alcançado, em apenas quatro meses, cerca de 2.000 pessoas”, finalizou.
Sesapi