• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
Após a publicação da regulamentação que estabeleceu novos controles e diretrizes para a utilização do medicamento Talidomida no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) está treinando profissionais de saúde em todos os Estados. O objetivo é controlar e fiscalizar o consumo da substância, evitando o nascimento de crianças vítimas do uso incorreto do remédio por gestantes. A nova regulamentação foi publicada em novembro do ano passado.

Os treinamentos são realizados por 2 técnicos da ANVISA, com carga horária de 2 dias e direcionados aos profissionais de saúde (médicos, farmacêuticos, dentre outros), fiscais de vigilância sanitárias e profissionais que atuam nas áreas de assistências farmacêuticas.

No Piauí, a capacitação acontece nos dias 12 e 13 de junho. O horário e local ainda serão definidos. “Estamos com uma expectativa muito boa para este treinamento, pois sabemos que vai ser de grande experiência e aprendizado para todos aqueles que vão participar”, disse a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.

A talidomida é uma substância usualmente utilizada como medicamento sedativo e anti-inflamatório. O medicamento deve ser evitado durante a gravidez e em mulheres que podem engravidar, pois causa má-formação ou ausência de membros no feto.

Para mais informações sobre a substância e os treinamentos, a ANVISA disponibilizou um blog que pode ser acessado pelo endereço http://www.talidomida-anvisa.blogspot.com.br/.
SESAPI