• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Em pouco mais de um ano com a atual gestão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem assegurado investimentos e avanços importantes em diversas áreas. A Assistência Farmacêutica  tem sido uma dessas áreas. Na Farmácia de Medicamento de Dispensação do Componente Especializado (FMDCE), popularmente conhecida como Farmácia do Excepcional, são mais de 12 mil pacientes atendidos, regularmente, em todo o Piauí, através de nove Centros de Distribuição (Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Bom Jesus e Piripiri).

 

São patologias com número significativo de pacientes, sendo 1.654 pacientes renais crônicos; 1.507 com asma; 1.308, acne; 407, com osteoporose, e 289 pacientes com transplante renal. Segundo a diretora da Unidade de Assistência Farmacêutica, Natália Takeuchi, a Farmácia do Excepcional dispõe de 147 tipos de medicamentos para mais de 40 patologias.

 

"Os avanços são tamanhos. Antes, não conseguíamos manter uma certa regularidade nesse serviço. Hoje, bem mais estável, mas, ainda com necessidade de mais avanços, estamos bem melhor, com um trabalho intenso de gestão aplicada. De fato, avançamos bastante em 2011 e pretendemos continuar neste ano. A falta de medicamento possui inúmeras causas, que envolvem diversos setores. Nosso trabalho é identificar essas causas e tentar combatê-las", enfatiza Natália.

 

Outra importante mudança, com a atual gestão, foi a ampliação no horário de atendimento. Hoje, a Farmácia do Excepcional funciona das 08h às 18h, diminuindo o tempo de espera para o atendimento. Agora, a qualidade no atendimento ao paciente foi enfatizada em recente audiência pública sobre saúde, realizada na Câmara Municipal de Teresina, pelo presidente da Associação Nacional dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados, secção Piauí, Ozias Sousa.

 

"Pela primeira vez na minha vida eu fiz uma manifestação de agradecimento à Secretaria de Estado da Saúde. Mesmo com tantos obstáculos, como o incêndio na sede principal, a secretária Lilian Martins trabalhou com presteza e conseguiu dar celeridade no atendimento aos pacientes que precisam da Assistência Farmacêutica. Os medicamentos estão chegando na data marcada e o atendimento melhorou consideravelmente", afirmou o presidente da Associação.

 

Ozias lamentou que avanços como esses não ganhem notoriedade em meio aos veículos de comunicação. "Estamos sendo tratados com respeito pela Sesapi, que vem mantendo um processo de equilíbrio na entrega de medicamentos", reiterou.

 

Sesapi