• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

eduardoborgesA USP está entre as 100 melhores universidades do mundo e o programa de Residência Médica é realizado no Hospital das Clínicas, maior hospital da Ámerica Latina

O médico florianense Eduardo de Carvalho Borges, 24 anos, formado pela UESPI, foi aprovado no concurso de Residência Médica em Neurologia da Universidade de São Paulo – USP. É o único aprovado do Norte-Nordeste dentre as 9 vagas disponíveis. Além disso, ressalta-se o fato de que a especialidade de Neurologia está entre as cinco mais concorridas dentre as 55 especialidades oferecidas pela instituição para o ano de 2012.

A USP está entre as 100 melhores universidades do mundo e o programa de Residência Médica é realizado no Hospital das Clínicas, maior hospital da América Latina. Possui duração de três anos, com a possibilidade de 1-3 anos adicionais nas subespecialidades de Neurofisiologia Clínica, Neurorradiologia Intervencionista, Neurologia Pediátrica, entre outras

A Neurologia é a especialidade da Medicina que estuda as doenças estruturais do Sistema Nervoso Central e do Sistema Nervoso Periférico, bem como de seus envoltórios. É uma das especialidades mais carentes de profissionais no Brasil. Os principais grupos de doenças são as cefaléias (dores de cabeça), AVCs, epilepsias, distúrbios do sono, doenças neurodegenerativas (Doença de Parkinson e Mal de Alzheimer), mielopatias, neuroinfecções, entre outros. É uma das áreas que mais se desenvolveu nas últimas décadas e com expectativas promissoras para o futuro, devido aos grandes investimentos de pesquisa nas Neurociências atualmente.

Segundo o irmão do Dr. Eduardo, o otorrinolaringologista de Floriano Dr. Marcello Borges, ele pretende prestar serviços no município quando terminar sua formação em São Paulo: “A residência médica é um novo vestibular, ainda mais difícil. Toda a família está feliz com essa conquista. Acredito que ele volte para o Piauí e preste serviços aqui em Floriano, pois é a cidade que ama, onde cresceu e sempre sonhou com isso”, disse Dr. Marcello.



Notícias de Floriano