• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O estresse causado pela correria do dia a dia, sobretudo nas grandes cidades brasileiras, provoca ansiedade entre as mulheres, o que se reflete em ganho de peso e prejuízo à beleza feminina, explica o endocrinologista do Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Airton Golbert.

O estresse gera sentimentos como angústia, nervosismo, ansiedade e pressa, que são adicionados à rotina das mulheres. Essa conjunção de fatores pode provocar uma série de problemas no corpo feminino de acordo com o médico.

- A ansiedade, principalmente para as pessoas que têm uma tendência para engordar, acaba fazendo com que as pessoas comam mais. E como nos hábitos de vida moderna, cada vez a gente faz menos exercícios físicos, se a gente comer mais e não gastar calorias, nós acabamos acumulando isso sob forma de gordura e vamos aumentar de peso. Então, essa é uma das grandes consequências do estresse do dia a dia.


Em entrevista à rádio do Ministério da Saúde, o endocrinologista explica que, quando a mulher notar distúrbios relacionados ao estresse, é preciso reavaliar as tarefas diárias e consultar a opinião de um especialista.

- Essas mulheres, em primeiro lugar devem consultar um médico, acho que isso é importante. Fazer uma avaliação médica, e se for o caso, se causado simplesmente por estresse, aí nós temos que reavaliar como é que está funcionando a vida das pessoas.

De acordo com o especialista, não existe um medicamento capaz de curar o estresse. A melhor alternativa é diminuir o ritmo das atividades profissionais diárias e tentar se divertir quando houver um tempo livre.

 

 

R7