• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Correr não traz apenas melhorias para a saúde do coração. A atividade também é excelente para estimular a produção de colágeno e, com ela, retardar o envelhecimento da pele.

Isso se dá porque a corrida ativa a circulação sanguínea, que aumenta a produção de colágeno. O envelhecimento é causado justamente pela diminuição dessa produção.

O colágeno é uma forma de proteína presente nos tecidos e no sistema esquelético. Ele é responsável pela elasticidade da pele, pelo tônus muscular, pela saúde das cartilagens e articulações e pela saúde dos cabelos. A queda da produção de colágeno se dá a partir dos 25 anos. Aos 50, o organismo só produz 35% do colágeno que necessita. As maiores fontes de colágeno na alimentação são as carnes vermelhas.

O colágeno é fundamental para evitar a osteoporose, a perda de massa óssea. Ele também reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. Sem o colágeno, o tônus muscular sofre uma diminuição, atingindo não só a saúde dos ossos, mas também das unhas, pele e cabelos, tornando-os menos resistentes e com o crescimento comprometido.

 

 

Agência Estado