O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) lançou na manhã dessa quinta-feira, 29, o projeto de implantação ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade. O evento contou com a presença do consultor do Hemocentro, Dr. Renato Haddad; do diretor do Hemopi, Antônio Lages, além de representantes do Governo do Estado, da Secretaria de Saúde e outras autoridades.
Durante o lançamento, o consultor Renato Haddad falou sobre o empenho do Hemocentro em conseguir a certificação ISO 9001:2008. Ele ressaltou que atualmente, cerca de 20% dos Hemocentros do Brasil possuem algum tipo de certificação, sendo a ISO a principal responsável pela elaboração das normas a serem seguidas. Com o lançamento do projeto, o Hemopi tem como objetivo conseguir o selo em aproximadamente um ano.
O diretor Antônio Lages fez uma retrospectiva dos trabalhos hematológicos no Piauí e lembrou que o Hemopi foi criado como Banco de Sangue do Hospital Getúlio Vargas na década de 1970 e enfrentou muitas dificuldades, principalmente no processo de coleta e transfusão de sangue.
Antônio Lages acrescentou que, aos poucos, a segurança no processo transfusional foi sendo assegurada com os processos de triagem médica, fracionamento e controle de qualidade. Em 1984, o Hemopi deixou de ser um Banco de Sangue do HGV e passou ao status de Hemocentro.
Sesapi