Novo boletim divulgado na ultima sexta-feira, 23, pela Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde, mostra uma redução de casos de Dengue no Piauí de 53,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram notificados até o dia 16 de março, 1.681 casos da doença. No mesmo período em 2011 eram 3.646.
“Estamos monitorando intensamente o cumprimento do Plano de Contingência da dengue nos municípios”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Telma Evangelista.
As cidades com mais notificações são Sebastião Leal (10 casos), Água Branca (21 casos), S. Raimundo Nonato (156 casos), Beneditinos (.69 casos), Floriano (124 casos), Teresina (930 casos), Piripiri (43 casos), Pio IX (38 casos), Jose de Freitas (33 casos), Caracol (15 casos) e Jurema (11 casos).
Na cidade de Floriano de acordo com o secretário da Saúde, sanitarista Maurício Bezerra (imagem), de janeiro até 27 de março foram notificados 197 casos da dengue, sendo que desse número, 66 foram confirmados, 63 descartados e o restante está ainda em fase de análise.
Nas colocações feitas ao piauinoticias.com pelo secretário Mauricio, ele cita que devido ao trabalho dos profissionais em saúde que estão envolvidos nas ações de combater as larvas e o próprio mosquito, com apoio da população a situação é controlada, pois os números mostram que os casos suspeitos vem tendo um decréscimo.
“Em janeiro nós tivemos 35 casos confirmados; em fevereiro foram 22 e agora em março somente 9, isso mostra que estamos trabalhando de forma correta no sentido de evitar a dengue na nossa cidade”, disse o Sanitarista acrescentando que o índice era de 24% e esse número baixou para 1,9% em março de acordo com os dados da Secretaria Estadual de saúde, finalizou.
Com informações da SESAPI