• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

sesapiegestoresUm novo encontro entre secretários de Estado, que compõem a Dimensão Social II, e o governador Wilson Martins mostrou os diversos avanços e cumprimento de metas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na manhã desta segunda-feira, 19. A secretária Lilian Martins apresentou o andamento das metas da Sesapi, propostas para este semestre, que recebem novos investimentos e apresentam avanços a cada mês. A reunião ocorre mensalmente, no Palácio de Karnak.

 

Durante a apresentação, alguns pontos ganharam destaque, em especial, na parte de obras estruturantes para a descentralização da saúde, como os novos dois Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), um em Uruçuí e o outro em Picos, onde há um acolhimento especial aos trabalhadores, independente de serem da área da saúde, dentro da proposta do Ministério da Saúde. “Também licitamos e adquirimos três novos veículos para serem entregues a Picos, Parnaíba e Bom Jesus, para dar suporte a esses Centros”, disse a secretária Lilian.

 

Sobre o novo Laboratório de Paternidade, que funcionará no Laboratório Central (Lacen), a secretária destacou que a obra já está com aquisição de equipamentos concluída, estrutura física finalizando os últimos detalhes, faltando, apenas, uma capacitação dos servidores, que está prevista para esta última semana de março. “Para o Piauí será de fundamental importância, já que sempre dependemos de outros estados para a realização desses exames. Será, portanto, uma meta concluída até o fim de março, assim como previsto”, enfatizou.

 

A Rede de Atenção Psicossocial também foi um ponto de destaque durante a reunião. “Ela está sendo implantada dentro das exigências do Ministério, através da Gerência de Atenção à Saúde Mental, que tem sido incansável nessa luta. Conseguimos, recentemente, através de um processo de humanização, retirar oito pacientes que estavam internados no Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu (HAA) há vários anos. Através da humanização, realocá-los para a sua família e garantir mais espaço no HAA. Eram pacientes internos já há mais de cinco anos, em caráter de moradia, praticamente”, reiterou a secretária.

 

Entre as demais importantes ações, inaugurar o Hemocentro da cidade de Floriano, que já está pronto. “O de Picos será inaugurado em abril, com uma estrutura moderna e adequada. Antes, funcionava dentro do Hospital Regional, sem uma estrutura adequada e propícia à Hemoterapia”, explicou Lilian.

 

Outras obras estruturantes estão em andamento, como o Hospital de Corrente, por exemplo, que passa por reforma e ampliação da urgência e emergência. “O Hospital de Corrente evoluiu bastante do início da nossa gestão até agora. Quando assumimos, foi lá que encontramos uma das mais difíceis situações, física e de gestão”, afirmou.

 

Mas, foi em relação às Unidades Básicas Avançadas de Saúde (UBAS) que a Sesapi mostrou que vem conseguindo avanços na saúde pública do Estado. As cidades de São Miguel da Baixa Grande, Ribeira do Piauí, São João da Canabrava, Francisco Macêdo, São Lourenço, Lagoa do Sítio e Novo Santo Antônio estão com obras concluídas pelo Governo do Estado, através da Sesapi, aguardando a inauguração e alocação de pessoal por parte das respectivas prefeituras municipais. Previstas para o mês de abril, as UBAS nos municípios de Pau D’arco e Betânia; já para o mês de maio, em Massapê, Caridade, Pedro Laurentino e Queimada Nova.


Piaui.pi.gov