• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A implantação do CAPS AD III 24 horas no município de Floriano-PI tem sido destaque em alguns meios de comunicação do Estado. No site do Governo do Piauí cita que a obra recebeu investimento de R$ 150.00. A solenidade de inauguração contou com autoridades do município, do Estado e representantes de órgãos de segurança, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que esteve sendo representada pelo inspetor Wellington Batista.

joelcpasadIII



Ainda hoje (quinta-feira) fazendo comentários sobre a obra ao piauinoticias.com o prefeito Joel Rodrigues disse que se emocionou durante a solenidade por se tratar de um investimento de grande importância, e por na sua gestão como prefeito pela segunda vez, ter se realizado mais uma grande obra.

 

No site do estado a manchete é: "Piauí ganha seu primeiro CAPs AD III". veja a matéria publicada http://www.piaui.pi.gov.br

 

A cidade de Floriano ganhou, na  última terça-feira (06), um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, tipo III. É o primeiro do Piauí e terceiro do Brasil. A inauguração contou a presença de autoridades locais, dentre elas o prefeito Joel Rodrigues, e da Secretaria de Estado da Saúde, representada pela gerente de atenção à Saúde Mental, Leda Trindade (imagem).ledatrindade


O CAPs AD III de Floriano recebeu incentivo no ano de 2011, no valor de R$ 150 mil para implantação do serviço. "O local funciona com 12 leitos durante 24 horas, inclusive feriados e fins de semana", disse Leda Trindade.


As próximas cidades a receberem CAPs AD III são Parnaíba e Teresina. Os CAPs são estabelecimentos que realizam atenção integral a transtornos decorrentes do uso abusivo e dependência de álcool e outras drogas.

Leitos em hospitais gerais

De acordo com Leda Trindade, já está em fase de implantação no estado, leitos para tratamento de usuários de Álcool e Drogas e Transtorno Mental em hospitais gerais. O Hospital Getúlio Vargas (HGV), por exemplo, terá 20 leitos. Serão criadas enfermarias especializadas ao atendimento psicossocial em cada unidade de saúde. “Estes leitos servirão para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outra drogas, deixando assim de serem chamados de leitos psiquiátricos”, afirma.


Além do HGV, os hospitais regionais de Floriano, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri e São Miguel do Tapuio também receberão as enfermarias psicossociais. “Já estamos em fase de contratação das equipes de recursos humanos que atuarão nessas enfermarias, no caso do HGV. Nas cidades onde a saúde é gestão plena, o município é quem contratará as equipes”, ressalta a gerente.

 

Da redação

com informações do paiui.pi