A campanha foi iniciada em janeiro passado e as doses podem ser encontradas em todos os postos de saúde local, as informações são são da enfermeira Thays Braglia, coordenadora municipal da Secretaria da Saúde.
“Esse publico não pode deixar de tomar as doses da vacina. Basta os homens e mulheres que tomaram ainda a vacina se dirigir aos postos da sua de trabalho ou residência e procurar tomar para ficar imunizado”, explicou a enfermeira acrescetando que são três doses e todas devem ser tomadas conforme o esquema determinado no calendário.
Saiba mais
A hepatite B é uma doença infecciosa frequentemente crónica causada pelo vírus da Hepatite B (HBV). É transmitida sexualmente ou por agulhas com sangue infectado e pode progredir para cirrose hepática ou cancro do fígado (hepatocarcinoma). O vírus da hepatite D (HDV) só ataca células já infectadas pelo HBV piorando assim o prognóstico dos doentes com hepatite B crônica.
O vírus existe no sangue, saliva, sémen, secreções vaginais e leite materno de doentes ou portadores assintomáticos. Sua transmissão pode ser realizada por contatos diretos com saliva, sangue e fluídos corporais(pequena quantidade). O vírus é muito mais resistente e de transmissão muito mais fácil que o HIV, e persiste mais tempo nesses instrumentos, mas é destruído pela lavagem cuidadosa e esterilização pelo calor. Resiste por vezes ao pH baixo (ácido), calor moderado e temperaturas baixas. É capaz de sobreviver no ambiente por pelo menos uma semana.
O agente delta ou vírus da hepatite D é transmitido de doentes com ambos HBV e HDV para doente com HBV crónico apenas pelas mesmas vias e nos mesmos grupos de risco.
Cerca de 5% da população mundial terá a doença ou será portadora assimptomática. Nos EUA há 300.000 novos casos por ano (a grande maioria resolve-se: ver abaixo) e 4000 mortes. O ser humano é o único a ser infectado, não existindo reservatórios animais. Grupos em risco são indivíduos que praticam sexo desprotegido e utilizadores de drogas intravenosas. A imunização (vacina), no entanto protege eficazmente.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com