• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
  Estudo publicado nesta semana na revista científica “Current Biology” afirma que pesquisadores encontraram uma ligação entre mudanças na personalidade de indivíduos - com tendências para rebeldia -com o tamanho da massa cinzenta encontrada em uma região específica do cérebro.


A pesquisa, feita por especialistas dos Estados Unidos, Reino Unido e Dinamarca, afirma que embora a diferença na tendência dos indivíduos para se adequar às pressões sociais seja comumente observada, nunca foi percebida a influência de medidas anatômicas nesta questão.


O experimento que determinou tais fatores foi feito com 28 participantes, a partir da análise do efeito de cada indivíduo a músicas e opiniões de críticos sobre essas canções.


Alteração cerebral
Durante a medição da chamada influência social, os pesquisadores constataram que apenas um volume de massa cinzenta encontrado na região do cérebro chamado de córtex órbitofrontal lateral sofria alterações durante o processo de decisão.


Esses achados sugerem que esta região do cérebro é particularmente direcionada para reconhecer sinais de conflito social, como quando alguém desaprova uma escolha.


Chris Frith, autor do estudo, afirma que a capacidade de se adaptar a opinião dos outros é uma habilidade social importante, porém, essa conformação social tem relação com a própria estrutura do cérebro.


De acordo com os especialistas, o estudo explicaria, por exemplo, consequências sociais da atrofia cerebral e do desenvolvimento do cérebro. Danos nesta região podem, muitas vezes, causar alteração no comportamento das pessoas e na interação social.
 

 

 

G1