• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
Açúcar demais, como a quantidade contida em refrigerantes, faz mal aos dentes. Por outro lado, frutas como a maçã não fazem mal algum. Será? De acordo com o jornal britânico Daily Mail, essa teoria pode estar com os dias contados. Isso porque um estudo, realizado pelo King's College London Dental Institutem, em Londres, mostrou que as pessoas que consomem maçãs regularmente têm mais chances de apresentar danos à dentina, a camada abaixo do esmalte (a parte externa do dente).

O estudo foi feito com mil homens e mulheres e mostrou que aqueles que consumiam refrigerantes não tinham risco extra algum. Já quem come maças regularmente tem cerca de 3,7 vezes mais chances de causar danos à dentição. Embora a bebida tenha cerca de oito colheres de chá de açúcar e tenha um efeito ácido semelhante ao da maçã, os cientistas acreditam que a fruta faça mais mal porque levamos mais tempo comendo-a do que bebendo o refrigerante.

Além disso, afirmaram os pesquisadores, restos da fruta podem ficar presos entre os dentes, onde continuam a prejudicá-los até serem removidos com fio dental. Para minimizar os problemas, basta beber água imediatamente após comer a maçã; ou consumi-la com leite ou queijo, o que ajuda a neutralizar a acidez.


  Fonte: Terra