• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
A Secretaria de Estado da Saúde, através do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, dará início neste mês de janeiro a uma campanha de doação de leite materno. Estrelada pela cantora Lily Araújo, mãe do pequeno Lucas, a campanha leva o tema “Faça parte do Clube 2X Mãe”.

O objetivo é sensibilizar mães para a doação de leite humano. A cada dia cresce a demanda por leite na Evangelina Rosa, considerado essencial na alimentação de bebês, principalmente prematuros.

Cartazes, folders e um vídeo, que terá exibição nos canais de televisão, mostrarão a importância da doação. “Se você está amamentando, seja, também, uma Mãe Doadora e doe esperança de vida para bebês que precisam do leite materno para ter mais chances de recuperação e ganhar saúde. Você vai sentir que toda Mãe Doadora é duas vezes mãe”, diz mensagem da campanha.

Em novembro do ano passado o estoque do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa chegou ao limite mínimo. Para conseguir atender a demanda é necessária a doação de, pelo menos, seis litros de Leite Materno por dia. “Nos últimos três meses, apenas cerca de dois a três litros de leite são coletados diariamente, ficando impossibilitada a alimentação dos bebês prematuros, esses, sempre em grande quantidade na UTI Neonatal da Maternidade Evangelina Rosa”, afirma Vanessa Paz, coordenadora do banco de leite.

Para doar leite materno bastam apenas 4 passos. O primeiro deles é a preparação do frasco, que pode ser de maionese ou café solúvel. O recipiente deve ser de vidro e com tampa plástica. É necessário colocá-lo para ferver por pelo menos 15 minutos. O segundo passo é a higiene da mãe na hora da coleta. As mamas devem ser lavadas apenas com água, já as mãos, braços e cotovelos com bastante sabão.

O próximo passo é a retirada do leite. As mamas devem ser massageadas com a ponta dos dedos em movimentos circulares no sentido parte escura (aréola) para o corpo. O último procedimento é o armazenamento do leite coletado. É necessário anotar a data e a hora em que a primeira coleta foi realizada. O frasco deve ser colocado imediatamente no freezer ou congelador. Após completar todo o vidro, basta ligar para 0800-280-2522 que o Banco de Leite manda pegar o material doado.

Para se ter uma ideia, apenas 1 ml de leite materno pode salvar a vida de um bebê prematuro que está iniciando sua dieta alimentar. As mães que tiverem problemas na coleta do leite ainda podem solicitar atendimento por telefone ou na própria residência. Os contatos são: 0800-2802522 / 32282022


Fonte: Sesapi