• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A insuficiência cardíaca é um problema que pode afetar qualquer um de nós. É claro que algumas pessoas têm muito mais probabilidade de sofrer com ela, mas até mesmo um indivíduo saudável pode ser afetado. O grupo mais comum que sofre com o problema é o de homens com mais de 50 anos. Entretanto, pressão alta, obesidade, doença cardíaca ou diabetes são fatores de risco. Você sabia que o início da insuficiência cardíaca súbita pode ser detectado com até 24 horas de antecedência?

Se você sentir dor súbita e intensa no peito, falta de ar, fraqueza, desmaio e tontura, chame uma ambulância imediatamente. Nesses casos, são literalmente minutos que decidem se a pessoa sobreviverá ou não. Além do fato de os sintomas serem ligeiramente diferentes entre homens e mulheres, muitas pessoas não sabem que o problema pode ser detectado com bastante antecedência.

Sinal de alerta O infarto do miocárdio é geralmente visto como uma parada cardíaca súbita que ocorre sem que ninguém possa prever. No entanto, os pesquisadores alertam que os sinais aparecem mesmo com 24 horas de antecedência. Nos homens, geralmente é uma dor no peito. Nas mulheres, a falta de ar é um problema. Esses são sintomas que geralmente associamos a ataques cardíacos, mas se eles passam rapidamente, não damos muita importância.

━━ Na insuficiência cardíaca súbita, a vida de uma pessoa é literalmente decidida em minutos. ( Fonte: Engin Akyurt / Unsplash+ ) Infelizmente, os pesquisadores afirmam que, se alguém for incomodado por esse problema, ele provavelmente reaparecerá dentro de 24 horas, juntamente com outros sintomas, mas então dependerá dos minutos para que a pessoa sobreviva para ver outro dia. Além disso, subgrupos menores de ambos os sexos relataram sintomas como sudorese anormal, acrescenta o estudo.

Por que tantas pessoas não percebem o alerta? Há vários motivos:

365News

Ignorância: a dor no peito é comumente associada a ataques cardíacos, mas a falta de ar ou a transpiração podem não ser imediatamente associadas a algo sério. Reação tardia: as pessoas geralmente hesitam ou esperam até que o problema piore. Poucas pessoas preferem chamar uma ambulância. O mito do incidente “silencioso”: muitas pesquisas enfatizam que a insuficiência cardíaca é muito rápida e geralmente inesperada. Poucas pessoas percebem que isso não é verdade. Não subestime os sintomas. Embora possa parecer que nada está errado, assim que algo acontecer a você ou a alguém ao seu redor, é melhor pedir ajuda. Mesmo que seja uma intervenção desnecessária, ainda é muito melhor do que subestimar qualquer coisa. Uma resposta rápida salva vidas. E se você esperar até que a situação piore, talvez já seja tarde demais.

ComHistória.com.br