Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Clínica Médica aponta que os níveis de estresse aumentam em 75% durante os últimos meses do ano. Os dados mostram que isso acontece devido à sobrecarga de trabalho, metas acumuladas, obrigações sociais e pressões típicas das festividades da época
Em entrevista ao Hora News, o médico cardiologista Daniel Manhoni explicou que o estresse está relacionado com a doença cardiovascular. Segundo ele, os pacientes que tenham a facilidade para o aumento de pressão, da frequência cardíaca e tenham uma maior liberação hormonal, devem ter cuidado no final de ano e de comemorações, já que muitos componentes emocionais podem afetar as pessoas, aumentando o estresse, o que leva a problemas no coração.
Manhoni afirma que a alimentação também um dos fatores cruciais para o bem-estar durantes as tensões do final de ano. O doutor Daniel Manhoni aconselha a comer frutas e vegetais em maior quantidade e a reduzir o cons umo de sal, gordura e álcool.
“Quem tem marca-passo, tem que ter uma atenção muito grande com relação à descompensação cardiovascular, uma atenção importante na redução do sal [...] e fazer escolhas saudáveis. O que é uma escolha saudável? A escolha saudável está relacionado a alimentação adequada”, enfatiza o especialista.
R7