• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • TV_ASSEMBLEIA.png
  • vamol.jpg

O jejum intermitente também é conhecido como um tipo de alimentação com tempo limitado. É uma tendência em que a ideia é fazer as refeições somente em um determinado período de tempo. Há diferentes formas de jejum intermitente. Algumas formas permitem que você coma qualquer coisa por cinco a oito horas e depois jejue. Outros modelos alternam dias de alimentação e dias de jejum.

De acordo com os defensores do jejum intermitente, ele tem muitas vantagens. Mas, é claro, ele também tem algumas desvantagens. O jejum intermitente certamente parece trazer benefícios à saúde em curto prazo, mas como ele afeta o corpo em longo prazo? Um novo estudo apresentado na conferência científica da American Heart Association fala sobre o que o jejum pode estar fazendo de prejudicial.

A pesquisa examinou dados de 20.000 adultos americanos da National Health and Nutrition Examination Surveys de 2003 a 2018 e os comparou com dados de pessoas que morreram de 2003 a dezembro de 2019.

A idade média dos participantes era de 49 anos, e cerca de metade eram mulheres. Eles eram uma mistura de raças e etnias. Os participantes foram acompanhados por uma média de oito anos.] A análise constatou que as pessoas que seguiam um padrão de alimentação em uma janela de tempo inferior a oito horas por dia tinham um risco 91% maior de morte por doença cardiovascular.

Para pessoas com doenças cardiovasculares existentes, uma janela de alimentação diária de oito a 10 horas foi associada a um risco 66% maior de morte por doença cardíaca ou derrame.

O jejum intermitente é um fator de estresse para o corpo e, no contexto da vida moderna, que é repleta de outros fatores de estresse, pode realmente fazer mais mal do que bem.

O jejum aumenta os níveis de cortisol, o que pode levar à desregulação do açúcar no sangue, ao aumento da resistência à insulina, à fadiga e à perda de massa muscular.

Há evidências de que o jejum intermitente pode trazer benefícios a curto prazo, mas há poucos dados sobre sua eficácia e segurança a longo prazo.

Portanto, se você optar pelo jejum intermitente, é importante lembrar que esse tipo de dieta também apresenta riscos potenciais a longo prazo. Portanto, faça sua pesquisa primeiro.

Se, por algum motivo, você não tiver certeza se o jejum intermitente é a escolha certa para você, é aconselhável consultar seu médico.

Isso se deve principalmente ao fato de que uma mudança tão drástica na dieta pode, é claro, interromper seu ritmo circadiano de forma bastante perceptível.

ComHistoria.com.br