• 1200x200.gif
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • vamol.jpg

A miopia, principal causa de perda de visão previsível, tem atingido cada vez mais pessoas em todo o mundo, com destaque para o aumento expressivo entre crianças. A condição provoca dificuldade para enxergar de longe e está ligada tanto a fatores genéticos quanto aos hábitos de vida modernos.

miopia

O que é a miopia? O problema ocorre quando o olho é um pouco maior do que o comum, fazendo com que a imagem se forme antes da retina. Isso resulta na dificuldade de visualizar objetos distantes. O distúrbio pode afetar um ou ambos os olhos e se manifesta em adultos e crianças.

Segundo a oftalmopediatra do CBV-Hospital de Olhos, Mayra Melo, o tratamento é feito com o uso de lentes negativas. Atualmente, cerca de 30% da população já apresenta miopia, e a projeção é de que até 2050 metade das pessoas no mundo terá algum grau da condição.

Fatores de risco Entre os principais agravantes está o uso excessivo de telas, cada vez mais comum desde a infância. O tempo prolongado em frente a celulares, tablets e computadores estimula o esforço ocular e favorece o surgimento da doença. A genética também exerce forte influência.

“A gente sabe que se a criança tem um dos pais míopes, a chance dela ser míope é três vezes maior que a população. Se os dois pais forem míopes, a chance é sete vezes maior que a população geral.”, explica a especialista.

Saúde em Dia