Com o tema “Cuidar da saúde mental é um ato de amor”, a Semana de Enfermagem 2025 teve sua abertura oficial nesta segunda-feira, 13, no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), com uma programação especial voltada ao acolhimento, bem-estar e valorização dos profissionais da enfermagem que atuam diariamente no cuidado às crianças.
Logo pela manhã, os profissionais foram recebidos com música ambiente, criando um clima de leveza e acolhimento no início do turno. Em seguida, foi realizada uma palestra com representante da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn/PI), abordando o papel da entidade no estado e finalizando com uma fala especial sobre o trabalho do departamento da ABEn voltado à saúde mental dos profissionais da enfermagem.
A manhã seguiu com uma pausa cuidadosamente preparada com interação entre colegas, sorteio de brindes e um café, encerrando com um bolo comemorativo em homenagem à equipe de enfermagem, símbolo de reconhecimento ao trabalho que exercem com amor e empatia.
Como parte da programação de cuidado integral, os participantes puderam vivenciar terapias complementares, como aromaterapia e chás de plantas medicinais, promovendo momentos de relaxamento e conexão. Já no turno da tarde, as colaboradoras participaram de uma vivência especial com prática de yoga, conduzida por profissional especializada.
A diretora de Enfermagem do HILP, Vanda Rodrigues, destacou a importância de ações que fortaleçam o emocional dos profissionais. “Cuidar da saúde mental da nossa equipe é essencial. Só conseguimos cuidar com excelência quando também somos cuidados, reconhecidos e valorizados”, afirma.
A programação da semana encerra no dia 20 com uma roda de conversa sobre o tema, atividades interativas e momentos de autocuidado, reforçando a missão do HILP de promover um ambiente de trabalho mais saudável, empático e humanizado para todos.
Gov.pi