Você com certeza já deve ter acompanhado algumas pessoas que partilham de suas novas rotinas ao cortar o consumo de açúcar da rotina alimentar, em busca da melhora da saúde.
Todavia, a mudança drástica deste hábito pode proporcionar mudanças significativas no corpo e na mente. O açúcar possui um papel central no sistema de recompensa do cérebro, visto que o seu consumo estimula a liberação de dopamina.
Ao reduzir ou eliminar o consumo de açúcar, o corpo pode reagir com sintomas desagradáveis. Algumas pessoas relatam dores de cabeça, cansaço, alterações de humor e até ansiedade, sendo diretamente ligados ao impacto da redução da dopamina no cérebro. Como essa substância regula as funções como controle hormonal e emoções, a sensação é que o corpo se encontrasse em um estágio grande de estresse.
Muitos dos efeitos colaterais relatados tem a ver também com a flutuação no nível de glicose no sangue. Essa hipoglicemia, mesmo que temporária, pode favorecer sintomas como irritabilidade, dificuldade de concentração, tontura e palpitações.
BossaNews Brasil