A campanha Novembro Azul, que visa combater o trânsito de próstata, tem como um dos focos conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer, o segundo tipo dessa doença mais comum entre os brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
De 2023 a 2025, esperam-se nada menos de 71,7 mil casos por ano. Realmente, um problema de saúde pública: o tumor maligno da próstata é a segunda maior causa de óbito por câncer entre homens.
O câncer de próstata é normalmente silencioso e, por isso, nem sempre é diagnosticado de forma precoce. No ano que vem, a doença deverá atingir 71 mil homens no país, mais da metade deles moradores da Região Sudeste, que irá registrar 34.470 casos, segundo dados do Inca. Para que a descoberta do tumor - cuja prevenção é lembrada pela campanha Novembro Azul, seja feita precocemente, elevando as chances de cura para 90%-, é preciso tomar alguns cuidados, alerta o professor e coordenador de Urologia da Faculdade de Medicina da Unig, Sessin Akl Gajar.
Numa entrevista exclusiva ao Piauí Noticias, o urologista Dr. Hugo Coelho, repassou mais informações importantes sobre o mês e os cuidados que essa classe deve ter para se prevenir a doença.
Da redação