• roma.png
  • vamol.jpg

Uma nova pesquisa realizada pela Northwestern University, nos Estados Unidos, revelou que diversas comunidades de vírus habitam os chuveiros e as escovas de dente de muitas casas. Mas, acredite, isso é uma boa notícia.

A microbiologista Erica Hartmann, que liderou o estudo, afirmou que o número de vírus encontrado foi surpreendente. Boa parte das espécies identificadas no estudo são bacteriófagos. Isso significa que eles infectam bactérias prejudiciais aos seres humanos. Essas comunidades podem até ajudar no combate a infecções bacterianas e contribuir ambientes mais saudáveis, sem a necessidade de produtos químicos agressivos.

Publicado, recentemente, na revista Frontiers in Microbiomes, o estudo mostrou que os americanos passam dois terços de suas vidas em casa. Por isso, entender quais organismos compartilham esses espaços do dia-a-dia é importante, já que eles podem avaliar a qualidade de vida nos lares.

O estudo ainda sugeriu que essas comunidades virais são únicas em cada ambiente. Com isso, algumas possibilidades foram levantadas, como a de que os bacteriófagos identificados poderiam ser usados para limpar sistemas de encanamento de forma natural. Isso também alerta para o fato de que o uso excessivo de produtos antimicrobianos pode aumentar a resistência das bactérias.

A pesquisa utilizou amostras de chuveiros e escovas de dente coletadas em diversos estados dos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, foram encontradas mais de 600 espécies virais diferentes.

R7