O câncer de pulmão geralmente começa de maneira silenciosa, não provocando quaisquer sinais. À medida que a doença progride, os sintomas podem se tornar mais evidentes. Alguns deles, no entanto, são inusitados e muitas pessoas não os relacionam à doença.
As queixas mais comuns desse tipo de câncer são tosse persistente, rouquidão e falta de ar. Porém, outras consequências menos conhecidas também podem se manifestar em áreas inesperadas do corpo, como os dedos, por exemplo.
Vários estudos de caso mostram que a condição conhecida como baqueteamento digital pode ser um indicativo da doença em pessoas assintomáticas.
O baqueteamento caracteriza-se pelo inchaço da ponta dos dedos, que ficam arredondados, e alterações nas unhas, que podem ficar alargadas, curvadas para baixo e amolecidas.
Créditos: reprodução/BMJ Veja outros sinais incomuns de câncer de pulmão Os sinais e sintomas abaixo, embora incomuns e algumas vezes raros, não devem ser negligenciados. dor nas costas ou nos ombros tontura e problemas de equilíbrio fadiga A dor nas costas pode ser causada por metástases, especialmente quando o tumor se torna mais avançado e começa a afetar estruturas próximas, como nervos, ossos ou outras partes do corpo.
O crescimento do tumor no pulmão ou metástases em outras áreas do corpo também pode causar alterações que afetam o sistema nervoso, incluindo o cerebelo, que é responsável pelo controle do equilíbrio, por isso pode causar tontura.
Pessoas de idade avançada com histórico de tabagismo ou exposição a fatores de risco no trabalho, como poeira (sílica ou carvão) e fumaça que apresentem esses sintomas, devem consultar um pneumologista para avaliação.
É importante ressaltar que esses sintomas podem ser causados por outras condições de saúde, e nem todos os casos de câncer de pulmão apresentam todos esses sintomas.
Tratamento de câncer de pulmão O tratamento do câncer de pulmão no Brasil é realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, incluindo oncologistas, cirurgiões torácicos, radioterapeutas, pneumologistas, enfermeiros, entre outros especialistas. O tratamento é individualizado, levando em consideração o estágio do câncer, o tipo histológico (células do tumor) e a saúde geral do paciente.
Os principais tipos de tratamento para o câncer de pulmão no Brasil incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo e imunoterapia. Algumas vezes, é feita uma combinação desses tratamentos.
O tratamento do câncer de pulmão também pode incluir terapias de suporte, como suporte nutricional, controle de sintomas e tratamento da dor.
Catraca Livre