Embora geralmente associado a problemas cardíacos, o colesterol alto também pode afetar outras partes do corpo, incluindo as pernas. Observar os sinais indicativos da condição exige modificações no estilo de vida e tratamento médico adequado para prevenir complicações e melhorar a saúde vascular.
Sinais de colesterol alto nas pernas Dor nas pernas ao caminhar A claudicação intermitente é uma condição em que a circulação sanguínea para as pernas é prejudicada devido ao estreitamento das artérias devido ao acúmulo de placas de colesterol. Isso pode resultar em dor ou desconforto nas pernas ao caminhar ou se exercitar, que melhora com o repouso.
Úlceras nas pernas Em casos graves de doença arterial periférica, causada pelo acúmulo de placas de colesterol nas artérias das pernas, podem ocorrer úlceras na pele das pernas ou pés. Essas úlceras podem ser dolorosas e podem levar a complicações se não forem tratadas adequadamente.
Fraqueza ou fadiga A redução do fluxo sanguíneo devido os bloqueios arteriais por conta do colesterol alto pode resultar em fraqueza e fadiga nas pernas, principalmente após caminhar curtas distâncias.
Créditos: :Panuwat Dangsungnoen/istock
Dormência ou formigamento Os depósitos de colesterol podem impedir a função nervosa, causando a sensação de dormência, formigamento ou sensação de alfinetes e agulhas nas pernas.
Pele seca e com aparência pálida O fluxo sanguíneo reduzido para as pernas devido ao estreitamento das artérias pode resultar em uma diminuição do suprimento de oxigênio e nutrientes para a pele, o que pode causar ressecamento, descamação e uma aparência pálida na pele das pernas.
Sensação de frio nas pernas Uma circulação sanguínea comprometida devido ao colesterol alto pode resultar em uma sensação de frio nas pernas, mesmo em ambientes quentes. Isso ocorre porque o sangue não está fluindo adequadamente para fornecer calor às extremidades do corpo. Alterações na cor da pele Em casos avançados de doença arterial periférica, as pernas podem apresentar uma coloração azulada ou avermelhada devido à má circulação sanguínea. Essa descoloração pode ser mais evidente durante ou após a atividade física.
Sensação de frio nas pernas Uma circulação sanguínea comprometida devido ao colesterol alto pode resultar em uma sensação de frio nas pernas, mesmo em ambientes quentes. Isso ocorre porque o sangue não está fluindo adequadamente para fornecer calor às extremidades do corpo.
catraca livre/MSN