• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

As diferenças entre tumores malignos e benignos, ou neoplasias, são fundamentais para compreender o impacto que eles têm no corpo. A neoplasia é um termo abrangente que se refere ao crescimento descontrolado de células em uma região específica do organismo.

Os tumores benignos são caracterizados por um crescimento celular anormal, mas, em geral, não representam uma ameaça séria à saúde. Esses tumores tendem a crescer de forma lenta e têm limitações. Em muitos casos, uma vez removidos, eles raramente reaparecem.

Por outro lado, os tumores malignos, ou cânceres, são notáveis ​​por sua capacidade de crescer de forma descontrolada e invadir tecidos vizinhos.

Além disso, eles têm a capacidade de se disseminar pelo corpo, dando origem a metástases, que são novos focos de câncer em locais distantes.

Ficou interessado(a) pelo tema? Continue lendo para saber mais!

Índice:

O que é tumor? Qual a diferença entre tumor maligno e benigno? Quais são os tipos de tumores malignos e benignos? Como é feito o diagnóstico? Qual tumor tem cura? Quando um tumor benigno vira maligno? O que é tumor? O termo "tumor" refere-se a uma massa anormal de tecido que se forma no corpo humano. Nosso corpo é composto por um grande número de células que passam por um ciclo de nascimento, crescimento e morte, geralmente de maneira controlada e equilibrada.

À medida que as células antigas morrem, novas células são produzidas para substituí-las.

No entanto, por várias razões, esse processo regulado pode ser desregulado a ponto de o processo de crescimento celular não parar.

Toda célula tem as fases de crescimento até a morte, mas nas cancerígenas esse processo de morte não ocorre, ela cresce e se proliferam descontroladamente, levando à formação de um tumor.

Os tumores podem ser classificados em duas categorias principais: benignos e malignos.

As causas subjacentes à formação de tumores podem variar e incluir:

Fatores genéticos; Exposição a substâncias cancerígenas; Inflamação crônica; Dieta imprópria; Tabagismo e alcoolismo; Muita exposição ao sol sem proteção; Estresse em excesso. O tratamento de tumores malignos geralmente envolve abordagens como cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, com o objetivo de eliminar as células cancerosas e impedir sua propagação.

Agência Brasil