As uvas são frutas amplamente conhecidas por seu sabor doce e suculento, mas também oferecem um valioso composto chamado resveratrol. Essa substância, encontrada principalmente na casca das uvas tintas, é um antioxidante natural.
Faz bem para o coração
Estudos científicos sugerem que o resveratrol pode desempenhar um papel importante na promoção da saúde cardiovascular de várias maneiras, incluindo a redução da pressão arterial, a melhoria da função endotelial (a camada interna dos vasos sanguíneos) e a redução do risco de doenças cardíacas. O potássio, presente na uva, também contribui para a regulação da pressão arterial.
Ajuda a controlar a glicose
O resveratrol também pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e a regular os níveis de glicose no sangue, o que é benéfico para pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a doença.
Benéfica para a pele
A uva é rica em vitamina C, um antioxidante importante para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV e melhorar a aparência, combatendo os sinais de envelhecimento, como rugas e manchas.
Tem propriedades anti-inflamatórias
Componentes das uvas têm propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a diminuir a inflamação crônica associada a várias condições de saúde. Além do resveratrol, a quercetina, o ácido gálico, o ácido elágico, as proantocianidinas e a vitamina C presentes nas uvas também desempenham papéis significativos na redução da inflamação.
Rica em vitamina K
Cerca de 100 g de uvas (uma xícara) possuem 16% do valor diário recomendado de vitamina K. Esse nutriente desempenha um papel fundamental na coagulação sanguínea, ajudando a prevenir hemorragias excessivas. Além disso, ajuda a saúde óssea, auxiliando na absorção de cálcio e na mineralização dos ossos. Estudos recentes também apontam uma relação entre a vitamina K e a prevenção da demência.
Evita a constipação
Uvas são uma excelente fonte de fibras, um componente dietético essencial para a saúde digestiva. As fibras presentes nessas frutas, tanto solúveis quanto insolúveis, promovem o trânsito intestinal saudável. Elas ajudam a prevenir a constipação, amolecendo as fezes e auxiliando na regularidade do sistema digestivo.
R7