Neste 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Coração, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis para evitar doenças cardíacas. A prevenção é fundamental, mas quando algum problema surge, é crucial identificar os primeiros sinais dele e buscar ajuda médica. No caso de um infarto, também chamado de ataque cardíaco, o tempo é determinante no desfecho. Veja a seguir como identificar os principais sintomas dessa condição.
"Infarto agudo do miocárdio é necrose miocárdica resultante de obstrução aguda de uma artéria coronária", descreve o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento. Esse entupimento pode se dar devido a uma placa de gordura ou por um coágulo, dentre outras causas.
Somente neste ano, mais de 75 mil pessoas morreram vítimas de infarto agudo do miocárdio, segundo dados da Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais). Em uma grande parte dos casos, chegar ao hospital rapidamente é o que determina se o infarto será fatal ou não, mas para que isso ocorra, é necessário entender quando suspeitar de um ataque do coração.
Desconforto no peito
A Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), lista os sinais que devem acender o alerta. O primeiro deles é o desconforto no peito.
“A maioria dos ataques cardíacos envolve desconforto no centro do peito que dura mais do que alguns minutos — ou pode ir embora e depois voltar. Pode parecer uma pressão desconfortável, aperto, sensação de plenitude ou dor”, descreve.
Tontura, suor frio e náuseas
Outros sintomas frequentes, segundo a associação, incluem suor frio, tontura, náuseas e vômitos, estes dois últimos podem ser confundidos com algum problema gastrointestinal.
Desconforto em outras partes do corpo
É possível que o infarto se manifeste também por meio de dores e formigamento nos membros superiores, na mandíbula, no estômago ou até mesmo nas costas.
Falta de ar
Sentir-se ofegante, mesmo sem fazer esforço físico, é um sinal de alerta. Este sintoma pode vir acompanhado ou não de desconforto no peito.
"Algumas mulheres que sofrem um ataque cardíaco descrevem uma pressão na parte superior das costas que parece um aperto ou uma corda amarrada em volta delas. Tonturas, desmaios ou desmaios são outros sintomas", explica a Associação Americana do Coração. Em alguns casos, as manifestações de um infarto podem ser mais brandas nas mulheres.
R7
Foto: Frreepik