• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A farmacêutica Pfizer informou nesta segunda-feira (28) que entrou com um pedido na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a aprovação da vacina Abryvso, contra o VSR (vírus sincicial respiratório), que é a principal causa de bronquiolite em bebês e pode ser fatal.

A injeção é aplicada em mulheres grávidas para fornecer anticorpos aos bebês desde o nascimento até os seis meses de idade, principal grupo afetado pelas formas graves da infecção pelo vírus.

O imunizante foi liberado para gestantes nos Estados Unidos na semana passada — para idosos, já está aprovada desde maio.

"Além da indicação para gestantes, o pedido também engloba a utilização do imunizante para a proteção de idosos a partir de 60 anos, outra faixa etária de risco para quadros respiratórios graves", diz a farmacêutica em nota.

Quatro centros de pesquisa estiveram entre os 18 em todo o mundo a testar a vacina da Pfizer contra o VSR — dois no Rio Grande do Sul, um em Santa Catarina e outro em São Paulo.

Os resultados revelaram uma proteção de 82% das formas graves de doenças respiratórias provocadas pelo vírus sincicial respiratório em crianças de até três meses, e de 69% entre três e seis meses.

Entre os idosos, a eficácia foi de 85,7%, segundo a desenvolvedora do imunizante.

O boletim InfoGripe mais recente, feito pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), mostra que o Brasil havia registrado 124,4 mil casos de Srag (síndrome respiratória aguda grave), em que há internação.

Deste total, 40,3% foram de complicações resultantes de infecção pelo VSR, na maioria deles em bebês.

R7