Exagerar no álcool tem um preço alto para muita gente no dia seguinte. É aí que começam as buscas por alimentos e bebidas que poderiam aliviar a sensação de ter sido atropelado por um caminhão. Embora não haja uma cura definitiva para a ressaca, é preciso saber o que pode ajudar e o que pode piorar o quadro.
Primeiramente, é preciso entender que o excesso de álcool causa uma intoxicação no organismo, desidratação e hipoglicemia (queda do nível de açúcar no sangue). Além disso, no processo de metabolização é liberada uma substância chamada acetaldeído, que é muito prejudicial.
Água - SiM
Então, o seu primeiro desafio vai ser manter-se hidratado. A água é, sem sombra de dúvidas, a melhor aliada, tanto durante a bebedeira quanto depois dela. O mesmo vale para água de coco e bebidas isotônicas — estas possuem eletrólitos e podem ser úteis.
Café — NÃO
Se você acordar sonolento, com ressaca e tiver algum compromisso, pode ser que instintivamente recorra ao café ou a alguma bebida rica em cafeína, como energético. Essa não seria uma boa ideia, segundo o médico James Roach, da Cleveland Clinic, nos EUA.
"Beber café na verdade poderia retardar o seu processo de reidratação", disse ele no site da instituição. O café vai fazer você urinar mais, pode causar irritação no estômago, além de aumentar a dor de cabeça, porque a cafeína eleva a pressão arterial.
Ovos — SIM
Se existe um café da manhã para quem está de ressaca, especialistas recomendam que ele contenha ovos. Eles possuem cisteína, um aminoácido conhecido por quebrar o acetaldeído. Também são ricos em vitaminas do complexo B, importantes para dar energia ao sistema nervoso central. Obviamente, os ovos não vão resolver todo o problema, mas darão alguma ajuda ao corpo, principalmente se combinados com uma hidratação adequada.
Alimentos gordurosos — NÃO
Você já deve ter ouvido de alguém que mandar um hamburgão para dentro logo após acordar é a solução para rebater uma ressaca. Certamente, essa pessoa está errada. Comidas ricas em gordura, especialmente alimentos ultraprocessados, podem irritar ainda mais o estômago, sobrecarregar o fígado e, como consequência, aumentar o mal-estar.
Bananas — SIM
As frutas, de modo geral, podem ajudar a eliminar o álcool do organismo com mais rapidez. Porém, a banana tem um benefício adicional, ela é rica em potássio e uma boa fonte de magnésio, dois eletrólitos que você perdeu ao exagerar na bebida.
Chá de boldo — TALVEZ
Muito famoso no Brasil, o chá de boldo é uma aposta por quem tem problemas estomacais. Pode ser uma opção para quem está sofrendo com o enjoo pós-bebedeira, mas não há evidências científicas de que ele ajude a curar a ressaca. Se for consumi-lo, faça-o com moderação.
Caldos e sopas — SIM
Além de serem alimentos leves — portanto não vão irritar o estômago —, caldos e sopas ajudam a reidratar e a repor eletrólitos. Além disso, possuem carboidratos leves, o que vai contribuir para elevar de maneira saudável os níveis de açúcar no sangue, reduzindo sensações de fraqueza e tontura, associadas à ressaca.
R7