Um estudo conduzido pela WaterFilterGuru.com descobriu que garrafas de água reutilizáveis podem conter mais bactérias nocivas à saúde do que um assento de privada..
Verificou-se que as tampas de bico e de rosca têm mais bactérias, com 30 milhões de unidades formadoras de colônias (CFUs) cada. Uma garrafa de água com tampa tinha 6.000 vezes mais bactérias do que um assento de vaso sanitário.
As garrafas squeeze foram as mais limpas, com apenas 3 milhões de CFUs. As bactérias encontradas pelos pesquisadores foram de dois tipos: bastonetes gram-negativos e bacilos.
"Bactérias gram-negativas podem causar infecções que estão se tornando cada vez mais resistentes aos antibióticos, enquanto certos tipos de bacilos podem levar a problemas gastrointestinais", diz a empresa.
A garrafa é contaminada pelo contato de bactérias que estão na boca ou nas mãos e que encontram no ambiente úmido um espaço ideal para se replicar.
Diversos tipos de bactérias podem proliferar em garrafas de água não higienizadas. Isso inclui bactérias comuns, como Escherichia coli (E. coli), Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Streptococcus, entre outras.
Essas bactérias podem causar uma variedade de problemas de saúde, desde infecções leves até doenças mais graves.
A reutilização inadequada de garrafas de água contaminadas pode levar a diferentes doenças.
Algumas das condições associadas à falta de higiene da garrafa incluem gastroenterite, infecções do trato urinário, infecções respiratórias, infecções na pele e até mesmo meningite.
Os sintomas podem variar de leves a graves, dependendo do tipo de bactéria e da saúde individual.
O estudo da WaterFilterGuru.com também pesquisou os hábitos de limpeza de garrafas de água dos americanos e descobriu que, embora a maioria limpe suas garrafas diariamente, alguns as limpam apenas algumas vezes por semana ou mês.
A recomendação é que as garrafas reutilizáveis sejam lavadas e desinfetadas diariamente. Além disso, a água que será consumida deve ser filtrada.
R7