• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O medicamento para diabetes da Pfizer resultou em perda de peso semelhante a do Ozempic, da Novo Nordisk, em um estudo de fase intermediária realizado em pacientes com diabetes tipo 2, segundo dados publicados em revista médica.

ozempic

As ações da Pfizer subiam cerca de 4,5% após a notícia, em um momento de maior interesse por parte dos investidores no mercado de tratamentos para perda de peso, que deve chegar a 100 bilhões de dólares (mais de R$ 490 bilhões) até o final da década. O danuglipron da Pfizer, quando administrado duas vezes ao dia, reduziu os níveis de açúcar no sangue em pacientes em todas as doses e reduziu o peso corporal na dose mais alta após dezesseis semanas em comparação com o placebo, de acordo com dados de fase intermediária publicados no ano passado pela farmacêutica norte-americana.

O estudo avaliou 411 adultos com diabetes tipo 2, que receberam o medicamento ou um placebo.

A perda de peso com o danuglipron é de magnitude semelhante à observada nos dados de fase intermediária para a semaglutida da Novo Nordisk, conhecida como Ozempic, quando utilizada para diabetes (perda de peso média, em um ano e quatro meses, de 15,3 kg), e Wegovy, para obesidade. O Ozempic foi aprovado pela primeira vez em 2017 para diabetes e o Wegovy em 2021 nos Estados Unidos para perda de peso.

Os tratamentos, incluindo o danuglipron, da Pfizer, fazem parte de uma classe de medicamentos que imitam o hormônio intestinal peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), que funciona suprimindo o apetite e foi inicialmente desenvolvido para tratar diabetes tipo 2.

Reuters

Foto: Freepik