• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Engana-se quem imagina que qualquer problema para dormir é insônia. Uma série de condições podem afetar nosso sono, algumas delas externas e outras até mesmo relacionadas à saúde. A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard listou as razões mais comuns pelas quais as pessoas podem ter sono insuficiente.

sono

Maus hábitos

As telas estão entre as principais vilãs do sono. A luz azul emitida por televisões, celulares e tablets engana o cérebro, que pensa ser dia, e não produz a melatonina, que diz ao nosso corpo que é necessário adormecer. Uma dica de especialistas é se afastar desses dispositivos pelo menos uma hora antes de ir para a cama Bebidas alcoólicas ou com cafeína consumidas próximas à hora de dormir também podem atrapalhar o sono, tanto o início dele como a qualidade e duração. No caso do café, o ideal é cortá-lo antes do anoitecer.

Desajuste do relógio biológico

Não manter um horário regular para dormir e acordar é outro fator negativo. Nosso corpo se baseia no ritmo circadiano, que exige uma rotina para funcionar adequadamente. Pessoas que trocam o dia pela noite, por exemplo, costumam enfrentar mais dificuldade para dormir.

Ambiente inadequado

O ambiente em que você dorme precisa ter condições adequadas para que o sono tenha qualidade. Barulho, calor e luminosidade em excesso são problemas que, muito provavelmente, vão influenciar negativamente.

Distúrbios do sono

Em alguns casos, os problemas para dormir podem ser causados por distúrbios do sono, que incluem apneia do sono, insônia ou síndrome das pernas inquietas. Estas condições, todavia, requerem uma avaliação médica para que seja feito o tratamento mais adequado.

Condições médicas

Os especialistas de Harvard também listam alguns problemas de saúde que podem piorar a qualidade do sono, como doenças cardíaca, pulmonar ou renal e dor crônica. Além disso, pessoas que sofrem de depressão e ansiedade podem apresentar alterações no padrão de sono.

R7

Foto: Freepik/ jcomp