• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O médico Marcus Vinícius Malheiros Kalume aderiu à campanha internacional “Lots Of Socks”, que significa “Muitas Meias”, no Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. A brincadeira envolve o uso de meias coloridas e, às vezes, com pés desiguais como alerta à necessidade de dar atenção às pessoas que têm essa condição.

clinicordow

“Foi um dia muito fez porque todos participaram e a integração foi total. É importante prestar atenção nas pessoas com Síndrome de Down para ampliar a inserção social e mostrar a necessidade de terem cuidados específicos”, disse.

clinicorr

Marcus Vinícius lembrou que o Hospital Clinicor adota todas as normativas da Política Pública da Pessoa com Deficiência. “Aqui há um tratamento diferenciado e humanizado para todos que nos procuram”, ressaltou.

A data de 21 foi escolhido internacionalmente para representar o movimento Down em referência à variação genética que caracteriza a síndrome: a trissomia que ocorre no cromossomo 21.

Alerta

Com base no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), foram notificados 1.978 casos de Síndrome de Down de 2020 a 2021. A prevalência geral da Síndrome no Brasil, neste período, foi 4,16 por 10 mil nascidos vivos.

Crianças, jovens e adultos com esta condição estão mais suscetíveis a problemas de saúde diversos, como doenças oculares, problemas de audição, excesso de peso, hérnias umbilicais, infecções, insuficiência cardíaca e renal.

A dificuldade de locomoção também está presente devido à fragilidade das articulações e do tecido muscular.

Há, ainda, a possibilidade de surgimento de doenças do aparelho digestivo, problemas circulatórios e disfunções endócrinas, daí a necessidade de acompanhamento médicos e de especialistas.

“Diante das características comuns às pessoas com Síndrome de Down, no Clinicor oferecemos várias possibilidades de acompanhamento e orientação para todos tenham qualidade de vida”, disse Marcus Vinícius Kalume.

Recomendações É importante ter uma rede de apoio para os cuidados das pessoas com Síndrome de Down.

Neurologista: para monitorar o desenvolvimento das funções cerebrais e cognitivas;

Cardiologista: para monitorar o sistema de hemodinâmica

Pneumologista: para acompanhar o aparelho respiratório

Fonoaudiólogo(a): para acompanhar e desenvolvimento dos aspectos relacionados à fala e à comunicação;

Nutricionista: para orientações sobre alimentação saudável, manutenção do peso e nutrientes importantes para prevenir doenças comuns para crianças com essa condição;

Pedagogo: para facilitar o processo de aprendizagem;

Psicólogo: para ajudar a lidar com as emoções e com as possíveis dificuldades relacionadas à inserção social.

Ascom