• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Segundo um novo relatório, mais da metade da população mundial estará acima do peso ou obesa até 2035 caso não ocorra uma significativa para conter o problema.

O atlas 2023 da Federação Mundial da Obesidade prevê que 51% do mundo, ou até mais de 4 bilhões de pessoas, serão obesas ou terão sobrepeso nos próximos 12 anos.

No relatório informa que as taxas de obesidade estão aumentando de forma particularmente rápida entre as crianças e em países de baixa renda.

Louise Baur, presidente da Federação Mundial da Obesidade, disse que os formuladores de políticas públicas precisam agir agora para evitar que a situação piore.

“É particularmente preocupante ver as taxas de obesidade crescendo mais rapidamente entre crianças e adolescentes”, afirmou ela em um comunicado.

Louise acrescenta que governos e formuladores de políticas públicas em todo o mundo precisam fazer tudo o que puderem para evitar repassar os custos de saúde, sociais e econômicos para a geração mais jovem.

No relatório também foi constatado que a obesidade infantil pode mais que dobrar em relação aos níveis de 2020, para 208 milhões de meninos e 175 milhões de meninas até 2035.

Esse custo para sociedade é significativo como resultado das condições de saúde que são ligadas ao excesso de peso.

A estimativa no Brasil é que 41% da população adulta tenha obesidade até 2035, porém entre as crianças, o crescimento será mais acelerado, de 4,4% a cada 12 meses, onde tem que chegar a cerca de 27% dos mais novos.

No relatório foi usado o índice de massa corporal (IMC) para as avaliações, um número calculado dividindo o peso de uma pessoa em quilogramas por sua altura em metros ao quadrado. Segundo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pontuação de IMC acima de 25 indica sobrepeso e acima de 30 a obesidade.

3 min de leitura R7