A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, nesta quinta-feira (9), que as vacinas bivalente da Pfizer contra a Covid-19 tenham prazo de validade de 18 meses – o registro inicial era de 12 meses.
"Para a decisão foram considerados novos dados de estudos de estabilidade e que demonstraram não haver alteração nas especificações de qualidade das vacinas no período adicional ao prazo anteriormente autorizado", informou o órgão regulador em nota.
As vacinas que já tenham sido distribuídas poderão ser usadas pelo prazo maior, desde que sejam observadas "as medidas de comunicação e rastreabilidade dos lotes feita pela empresa Pfizer", salienta a Anvisa. Os imunizantes bivalentes foram aprovados pela Anvisa em novembro de 2022 para toda a população acima de 12 anos.
No entanto, devido à falta de doses – o Ministério da Saúde conseguiu garantir até agora 49 milhões de vacinas –, elas serão utilizadas neste primeiro momento para reforço em grupos prioritários, a partir de 27 de fevereiro.
A vacina bivalente da Pfizer possui antígenos contra o vírus original, descoberto em Wuhan, e contra as subvariantes da Ômicron BA.4 e BA.5, que circulam mais atualmente.
R7