• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Como sabemos que ser saudável é muito mais do que não estar doente ou ir apenas em consultas médicas periódicas: Como define a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um estado de equilíbrio físico, mental e social.

habsaudaveis

Para os brasileiros a precupação com a saúde está no topo da lista de preocupações. E essa preocupação se intensificou com a pandemia, a qual fez com que os holofotes voltassem para demonstrar a importância de cuidar não só do corpo mas da saúde mental também, afinal, corpo e mente são indissociáveis. Afinal, nossa saúde não é aleatória nem uma sentença da genética: ela depende das escolhas que fazemos no dia a dia, dos nossos hábitos e comportamentos.

“Estudos mostram que 43% dos nossos comportamentos são automáticos. Se queremos incluir hábitos mais saudáveis na rotina é importante ‘retreinar' nosso cérebro”, afirma a psicóloga Fernanda Bornhausen, uma das líderes do Saúde-Se, projeto global do Grupo Mulheres do Brasil, que tem como objetivo inspirar e ajudar, até dezembro deste ano, 1 milhão de pessoas a adotar um estilo de vida mais saudável.

Fernanda sugere que, se queremos adotar comportamentos mais saudáveis, o primeiro passo é ter consciência de nossos hábitos diários, compreender a motivação interna para a mudança e, a partir do comportamento que desejamos incorporar, definir pequenos passos viáveis para chegar lá. E celebrar sempre cada pequena conquista.

Sabe-se que um dos segredos para mudança pe escolher comportamentos que ativem naturalmente os neurotransmissores de seratonina, endorfina, dopamina e ocitocina, que promovem sensações de bem-estar e ajudam diretamente na formação e manutanção dos hábitos. Isso ocorre quando optamos por uma atividade que nos dá prazer.

Conforme os estudam mostram, que adotar hábitos mais saudáveis pode reduzir até 80% a incidência de doenças crônicas não-transmissíveis,, entre elas o colesterol alto, hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, obesidade e diversos tipos de câncer.

O conjunto de evidências sobre os benefícios de ter uma vida saudável é a base da Medicina do Estilo de Vida, que tem seis pilares principais

alimentação balanceada; prática regular de atividade física; busca de um sono reparador; controle do estresse; controle do consumo de substâncias tóxicas (como cigarro e álcool) e relacionamentos saudáveis

Não são pilares isolados, mas um conjunto de elementos inter-relacionados, pois cuidar das emoções é tão importante quanto ter uma alimentação equilibrada. E os estudos comprovam que genética não é destino: os nossos hábitos podem reduzir o peso dessa herança.

3 min de leitura R7