• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que o Ministério da Saúde compre vacinas contra a Covid-19 para todas as crianças com seis meses ou mais em até 20 dias. De acordo com a manifestação enviada ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a pasta deve adquirir doses da Coronavac e da Pfizer, imunizantes que já foram aprovados para aplicação no público alvo.

De acordo com o MPF, apesar destes imunizantes estarem com aplicação liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para crianças, o governo tem dificultado a compra e distribuição das vacinas, o que coloca em risco a saúde da população. A Coronavac foi liberada para a faixa etária em julho deste ano e a vacina da Pfizer em setembro. "O atraso ou insuficiência no fornecimento das doses expõe as crianças a risco de morte ou sequelas graves", destacou o MPF na recomendação.

O MPF destacou que "de acordo com a Fiocruz, o público com até 4 anos de idade é o mais vulnerável à doença atualmente, considerando-se pessoas com até 60 anos".

"O quadro pode se agravar ainda mais com a chegada da subvariante BQ.1 da ômicron, responsável pela escalada no número de casos de Covid-19 no Brasil nas últimas semanas", destaca o órgão. O Ministério Público destaca que apesar do avanço da doença, o ministério recomenda a aplicação apenas em crianças que tenham comorbidades, o que não encontra respaldo científico.

"Além dos 20 dias para a efetiva compra e distribuição das vacinas ao público infantil, o MPF estabeleceu prazo de 5 dias para que o Ministério da Saúde apresente um plano de ação com as providências necessárias à regularização dos estoques. Em caso de descumprimento da recomendação, a pasta fica sujeita a medidas judiciais, como o ajuizamento de ação civil pública", destaca o MPF, em nota.

R7