• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Um sensor inteligente para curativos indica o quão bem uma ferida está cicatrizando medindo seu nível de pH. A tecnologia foi inventada por três estudantes da Polônia e ganhou o prestigioso prêmio James Dyson Award International deste ano.

curativo

O SmartHEAL é um curativo que monitora a condição de feridas crônicas e pode detectar infecções sem ser removido e romper o tecido.

"Toda vez que você tira o curativo, está introduzindo novos patógenos, arriscando infecções, interrompendo o tecido, retardando o processo de cicatrização e, o mais importante, é muito desconfortável para os pacientes. É doloroso. Portanto, com o SmartHeal, você pode ver por baixo do curativo sem tirá-lo", disse Tomasz Raczynski, um dos três alunos de doutorado da Universidade de Tecnologia de Varsóvia que inventaram o SmartHEAL, à Reuters.

O SmartHEAL fornece aos médicos e pacientes dados importantes – o nível de pH de uma ferida – que pode dizer a eles como uma ferida está cicatrizando. A equipe diz que ouviu falar sobre a ligação entre o pH de uma ferida e o processo de cicatrização e percebeu que poderia resolver o problema, que o Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia diz afetar cerca de 2% das pessoas nos países desenvolvidos.

“Nossa invenção é baseada em um sensor de pH integrado ao gesso e esse sensor de pH nos permite verificar o estado da ferida crônica e informar ao usuário se ele deve trocar o curativo ou manter o curativo na ferida”, disse Dominik Baraniecki.

Cada curativo possui um monitor eletrônico de pH impresso no tecido e uma antena RFID que se comunicará com um celular ou tablet colocado próximo a ele. A equipe diz ter conseguido desenvolver um sistema que pode ser produzido em massa com os processos atuais da indústria têxtil a um custo de apenas alguns centavos cada.

"A melhor parte de tudo isso é que, mesmo com nossos protótipos, estamos usando a mesma tecnologia de fabricação usada na indústria têxtil, na produção em massa", disse Piotr Walter, um eletroquímico.

Ao contrário das feridas que cicatrizam em um ritmo normal, as feridas crônicas precisam ser mantidas cobertas, o que torna difícil saber se precisa de atenção sem perturbá-lo para examiná-lo.

O erro mais comum na cicatrização de feridas é trocar o curativo com muita frequência, o que pode levar a doenças graves ou morte, diz a equipe.

Os pesquisadores planejam usar o prêmio em dinheiro de US$ 35.000 para iniciar os ensaios clínicos e esperam concluir o processo de certificação a tempo de começar a vender os curativos SmartHEAL em 2025.

reuters

Foto: Reprodução/Reuters