• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Inaugurada há 4 meses, a Policlínica de Floriano é o maior centro de especialidades do interior do Piauí. Ao todo, são ofertadas consultas em 17 especialidades médicas, além de exames como ultrassom e ecocardiograma. Ao todo, de 8.257 vagas ofertadas, foram realizados 6.121 atendimentos entre consultas e exames. No local também funciona a sala de estimulação precoce “Thiago Muniz”, que atende crianças de 0 a 14 anos. 

polis 

Em números totalizados, a Policlínica de Floriano já realizou 4.929 consultas médicas, mas o diretor do estabelecimento, Jussinaldo Duarte, afirma que foram agendados 6.654 atendimentos. “Infelizmente temos um número considerável de faltosos. Entre abril e maio foram 823. Entre junho e julho 902 pessoas não compareceram. Mais da metade desses faltosos são de municípios da região”, explica. 

 

Com relação aos exames, em 4 meses foram realizados mais de 1.100 entre ultrassons e ecocardiogramas. Novamente a quantidade de faltosos impressiona. Entre abril e maio, 210 pessoas não compareceram. Entre junho e julho, o número foi 411. 

 

Em comparativo bimestral, observa-se que 21% dos pacientes agendados oriundos de Floriano não comparecerem ao agendado da Central de Regulação. Já os pacientes oriundos de outras cidades somam 42% de ausência. 

 

Para os próximos meses, a novidade fica por conta da implantação da linha de cuidados materno infantil. Segundo relatório do estabelecimento de saúde, atualmente, a Policlínica de Floriano atende 34 municípios (28 municípios do território Vales dos Rios Itaueira e Piauí e 06 municípios da região do Alto Parnaíba). 

 

Especialidades ofertadas pela Policlínica de Floriano: 17  

Vascular

Ginecologia

Ortopedia

Otorrino

Cardiologia

Endocrinologia pediátrica

Oftalmologia

Neurologia

Pediatria

Obstetrícia

Neuropediatria

Dermatologia

Gastroenterologia

Cirurgia oncológica

Cirurgia geral 

Urologia

Radiologia

 

Sala de estimulação precoce 

 

A sala de estimulação precoce atende, atualmente, a 101 crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos. A equipe multiprofissional conta com médica neuropediatra, fonoaudióloga, fisioterapeuta e psicóloga. Ainda neste mês de agosto, o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, anunciou a contratação de uma nova equipe que atenderá, a partir de agora, no turno da tarde.

 

Segundo a secretária de Saúde, Caroline Reis, com a vinda dos novos profissionais, a fila de espera para a sala de estimulação será zerada. "Vamos ampliar o atendimento. Mas antes, os profissionais serão capacitados pela equipe que já atua na Sala de Estimulação, cujos profissionais são hoje referência no Estado, inclusive com apresentação da experiência de Floriano em simpósios internacionais", pontou.

 

Fluxograma de acesso

 

Para ter acesso aos serviços da Policlínica, o usuário precisa buscar, inicialmente, sua unidade de saúde de referência. Na UBS, o paciente será avaliado por um médico que vai identificar a real necessidade do mesmo ser encaminhado para um especialista. Em seguida, o paciente entra na regulação e aguarda o contato da central.