• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Os governos do Ceará e do Piauí passaram a ser chefiados pela primeira vez na história por mulheres. Izolda Cela (PDT) e Regina Sousa (PT) assumiram os Executivos do Ceará e Piauí, respectivamente, após as renúncias de Camilo Santana (PT) e Wellington Dias (PT). Ambos abdicaram de suas funções para disputar cadeiras no Senado por seus Estados.

“É uma honra ser a primeira mulher a governar o Estado do Ceará. Juntos, faremos nosso Estado continuar crescendo e se desenvolvendo!”, escreveu Izolda Cela, no Twitter, na manhã desta domingo, 3.

Izolda é psicóloga formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é mestre em gestão e avaliação da educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Ela foi secretária da Educação do Estado entre 2007 e 2014 e já foi vice na candidatura de Camilo em 2014. É também contada para ser a candidata da aliança entre PDT e PT no Estado.

Regina, nova governadora do Piauí desde o dia 31 de março, disse, em seu discurso de posse, que é “um pensamento machista”, afirmar que mulheres precisam ser guiadas por homens em cargos públicos. “Estou aqui, mulher negra, governadora sim, colocando um tijolinho no empoderamento das mulheres.”

reginasoy7

365News

Ela também foi a primeira mulher senadora do Piauí, quando assumiu o cargo entre 2015 e 2018. É graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa.

Com as duas, o Brasil agora tem três governadoras — todas no Nordeste. Além de Izolda Cela e Regina Sousa, Fátima Bezerra (PT) conduz o governo do Rio Grande do Norte.

gp1

365News